segunda-feira, 18 de agosto de 2008

PORQUE AS CADELAS SANGRAM NO CIO





As cadelas quando sangram elas estão se preparando para o período fértil delas.
O sangue que sai é por causa da dilatação que a cadela começa a sofrer que pode causar pequenos ferimentos na vagina, e não um sangramento uterino como nas mulheres. É um sangramento vaginal, Algumas cadelas sangram mais nos primeiros cios e nos seguintes param de soltar tanto sangue, é porque nos primeiros cios o corpo delas passa por transformações maiores, já estando mais acostumado nos cios seguintes

Quatro estágios do cio

Proestro - quando se manifesta edema (inchaço) vulvar e descarga vaginal hemorrágica (sangramento), com duração de aproximadamente 9 dias; nesta fase a cadela pode apresentar alterações comportamentais.

Estro - neste período a fêmea se torna receptiva e fértil, permitindo que o macho faça a monta. Na presença do macho, a fêmea expõe sua genitália, colocando a cauda de lado; esta fase do ciclo pode ter uma duração média também de 9 dias;

Diestro - significa o fim do cio, quando a cadela não aceita mais o macho, permanecendo neste estágio por mais ou menos 2 a 3 meses.

Anestro - com duração média de 4 meses, quando a cadela não apresenta praticamente nenhuma alteração de comportamento, fruto da atividade dos hormônios sexuais.

Nenhum comentário: